rockyabre
FORÇA: Atleta durante a etapa de corrida de montanha na edição do Rocky Man de 2012
(Foto: Tiago Diz)

Nos próximos dias 8 e 9 de novembro, 100 atletas brasileiros e estrangeiros habituados às mais duras competições outdoor se encontrarão na capital fluminense para um desafio multiesportivo histórico. Divididos em 20 equipes compostas por cinco pessoas, eles terão de se desdobrar em etapas individuais de surf, stand-up paddle, mountain bike, corrida de montanha (feminina e masculina) e escalada em rocha, para depois remarem juntos em uma canoa polinésia e correrem dez quilômetros até a linha de chegada. O 2º Rocky Man, organizado pela editora Rocky Mountain (que edita as revistas Go Outside e Hardcore) reafirma sua característica principal de ser uma prova baseada na estratégica: nela, 20 experientes capitães – todos convidados especialmente para o evento – têm a missão de montar quintetos de atletas experts em suas modalidades individuais, mas que também se virem bem nos trechos coletivos de canoa e corrida. Como resultado, a competição reunirá no Rio de Janeiro grandes nomes desses esportes para uma celebração da vida ao ar livre e do espírito de aventura.

Abaixo, alguns esportistas de destaque que prometem brilhar na prova deste ano. Façam suas apostas – mas não se esqueçam que no xadrez estratégico do Rocky Man, talentos individuais são só um dos ingredientes que fazem uma equipe campeã.

> SURF

Daniel Kereopa
Idade: 35 anos
De onde vem: Nova Zelândia
Equipe que defende: Team Nova Zelândia
Considerado por revistas especializadas “uma lenda do oceano” na Nova Zelândia, Daniel é um waterman típico: domina todo tipo de manobras em pranchas de qualquer tamanho, com títulos importantes em provas de surf, longboard e stand-up surf. Atualmente tem se focado nessa terceira modalidade, provando que o SUP pode ser praticado em ondas até então consideradas exclusivas dos surfistas tradicionais.

Pedro Scooby

 

scooby1
Idade:
24 anos
De onde vem: Rio de Janeiro (RJ)
Equipe que defende: Núcleo Aventura
O carioca Pedro Vianna é mais conhecido pelo apelido de infância. Como a também carioca Maya Gabeira, ele é um dos pupilos do big rider brasileiro Carlos Burle e, ao lado dele, persegue as maiores ondas que quebram no planeta durante o ano. Scooby abraçou o estilo de vida do “free surf”, por isso não costuma participar de competições, preferindo perseguir os maiores swells do planeta. Ainda assim, no ano passado levou o título de campeão da etapa de surf do Rocky Man.

Suelen Naraísa

 

suelen
Idade:
28 anos
De onde vem: Ubatuba (SP)
Equipe que defende: Ecomotion
Local da praia de Itamambuca, um dos points mais clássicos de surf do Brasil, Suelen é atleta há mais de 15 anos, dez deles competindo profissionalmente. Já participou de cinco temporadas no circuito de acesso ao World Tour (WT), o que a coloca no entre as 20 melhores surfistas dessa divisão de acesso no mundo. É bicampeã brasileira e um dos principais nomes do surf feminino nacional.

> MOUNTAIN BIKE

Ricardo Pscheidt

ricardo

Idade: 32 anos
De onde vem: Joinville (SC)
Equipe que defende: Sulbrasilis
O currículo deste catarinense é imponente: é tricampeão brasileiro de mountain bike cross-country e coleciona participações em Jogos Pan-Americanos, Sul-Americanos, copas do mundo e mundiais. Em 2008 e 2012, foi o segundo colocado na seletiva nacional para as Olimpíadas, e só não representou o país na China e em Londres porque o Brasil dispõe de apenas uma vaga para as competições de cross-country nos Jogos.

Mike Kloser

mike2
Idade:
53 anos
De onde vem: Colorado (EUA)
Equipe que defende: Team USA
Este veterano está longe de se aposentar e continua ativo nos esportes outdoor, ostentando inúmeras vitórias, como quatro títulos mundiais de corrida de aventura com sua equipe, a Team Vail. Foi um dos primeiros norte-americanos a despontar no circuito mundial europeu de mountain bike, tendo conquistado uma medalha de ouro e outras duas de prata nesse esporte.

> CORRIDA DE MONTANHA (FEMININA)

Stevie Kremer

 

stevie
Idade:
30 anos
De onde vem: Colorado (EUA)
Equipe que defende: Team USA
Além de ser professora de ensino fundamental na pequena cidade de Crested Butte, Stevie é hoje a principal representante norte-americana da corrida de montanha no cenário mundial. Basta dizer que, até o fechamento desta edição, a moça disputava com a sueca Emelie Forseberg (atual campeã mundial do circuito Skyrunning) o título de melhor do planeta na última etapa da temporada de 2013 das provas de montanha mais casca-grossa da Europa.

Nathalie Mauclair

mauclair

Idade: 43 anos
De onde vem: Champagne (França)
Equipe que defende: Team France
Depois de competir por muitos anos em cima da sua mountain bike, Nathalie estreou em maratonas há três anos, consagrando-se campeã francesa em sua categoria. Dali em diante, começou uma nova e promissora carreira na corrida de montanha, abocanhando o vice-campeonato na Templiers (mais antiga e prestigiosa prova dessa modalidade na França), o título mundial de corrida de montanha feminina em 2012 e o primeiro lugar no percurso de 120 quilômetros da Ultra-Trail du Mont-Blanc deste ano.

> CORRIDA DE MONTANHA (MASCULINA)

Giliard Pinheiro

giliard

Idade: 33 anos
De onde vem: Bombinhas (SC)
Equipe que defende: Sulbrasilis
No ano passado, Giliard deixou atletas estrangeiros experientes de queixo caído: o pintor de paredes de Bombinhas correu firme e venceu a duríssima etapa de corrida de montanha de 38 quilômetros do Rocky Man. O catarinense é tetracampeão da K42 Bombinhas, uma das mais famosas provas de corrida de montanha do país, e neste ano venceu o Desafio das Serras ao lado do amigo José Virginio de Morais. Maratonista forte, seu melhor tempo nos 42 km são impressionantes 2h22min11s.

Iazaldir Feitosa

iaza

Idade: 39 anos
De onde vem: Rio de Janeiro (RJ)
Equipe que defende: QuasarLontra
Este sorridente corredor tornou-se o nome mais conhecido da modalidade no Brasil graças à presença constante e bem-sucedida em competições. Em 2011, venceu o The North Face Endurance Challenge 50K, em Salta, na Argentina, e a etapa de Ilhabela da mesma prova. Em 2012, foi vice-campeão do El Cruce Columbia, competição de três dias que acontece na Argentina e no Chile. Neste ano, garantiu uma vaga para disputar a The North Face Endurance Challenge 50K na Califórnia, depois de vencer três etapas desse circuito.

Alexandre Manzan

manzam

Idade: 39 anos
De onde vem: Brasília, Goiás
Equipe que defende: Núcleo Aventura
A performance consistente deste brasiliense nos percursos de corrida de mountain bike do Rocky Man do ano passado ajudou a levar sua equipe ao segundo lugar do pódio. Triatleta cross-country mais expressivo do país, Manzan pedala e corre nas trilhas com potência e resistência extraordinárias, o que já lhe rendeu um vice-campeonato mundial de triathlon em 1996, o bicampeonato mundial de duathlon e o hexacampeonato do circuito X-Terra no Brasil. Também disputará a prova de escalada do Rocky Man 2013.

> ESCALADA

Josef Maier
Idade: 20 anos
De onde vem: Colorado (EUA)
Equipe que defende: Team USA
O jovem Joe Maier começou a escalar em ginásios aos 13 anos e tem se destacado no cenário norte-americano por solucionar complicados boulders de graduação v11 e v10. Depois de vencer campeonatos regionais nas categorias boulder e escalada esportiva, em 2011 integrou a equipe nacional e migrou para a escalada em rocha.

> STAND-UP PADDLE

Luiz Carlos “Animal” Guida

animal

Idade: 29 anos
De onde vem: São Paulo, SP
Equipe que defende: QuasarLontra
Vencedor da etapa de SUP no Rocky Man 2012, Animal é o atual líder do Circuito Brasileiro de stand-up paddle. Foi o melhor atleta do país e sexto melhor do mundo no Battle of the Paddle deste ano, na Califórnia. Em 2012, também deixou sua marca como sétimo colocado na tradicional competição internacional de travessia havaiana Molokai2Oahu, e recentemente comemorou a vitória no Iguaçu River SUP Challenge, no Paraná.

Alessandro “Amendoim” Matero

menduca2

Idade: 39 anos
De onde vem: São Paulo, SP
Equipe que defende: Núcleo Aventura
Começou no triathlon, migrou para a corrida de aventura e hoje é um dos principais remadores do país, tanto em canoa havaiana quanto em stand-up paddle. Em setembro de 2012, venceu na sua categoria o Battle of the Paddle, na Califórnia, trazendo um título inédito para Brasil, feito que ele repetiu este ano, ao se consagrar bicampeão entre os atletas de  30 a 39 anos. No ano passado, ficou em segundo lugar na etapa de SUP do Rocky Man.

COMPARTILHAR