stevie-kremer
A temporada de maratonas de montanha Sky Series do circuito mundial Skyrunning se encerrou no último fim de semana, na Itália, com uma vitória esperada e outra inédita: Entre os homens, o imbatível catalão Kilian Jornet mais uma vez levou o caneco e reafirmou sua soberania por aquelas bandas. Já na categoria feminina, a norte-americana Stevie Kremer fez história ao ser a primeira atleta de seu país a levar o título mundial da modalidade.

Stevie, que estará no Rocky Man 2013 competindo pela equipe de Paul Romero, a Team USA, pode ter inaugurado uma nova era nos campeonatos internacionais de corrida de montanha, acostumados a ver atletas europeus como o próprio Kilian, a sueca Emelie Forsberg e a espanhola Núria Picas (entre tantos outros) ocupando as primeiras posições do ranking.

O crescimento da modalidade tem levado novos nomes de todas as partes do mundo às principais competições da Europa, Meca dos esportes de montanha. Há muitos anos, por exemplo, uma brasileira não figurava entre as top 10 na lendária Ultra-Trail du Mont Blanc – Cristina de Carvalho foi a primeira, em 2009, quando foi 6ª colocada e campeã na categoria 40-49 anos. Na última edição, em agosto, a carioca Manuela Vilaseca, que este ano representa a equipe SOS Mata Atlântica Canoar no Rocky Man, correu firme e chegou em 8º entre as mulheres, depois de correr os 166 quilômetros da prova em 30hrs17min.

Além de Stevie e Manu, a etapa de corrida de montanha do Rocky Man 2013 terá outras fortes corredoras brasileiras – como Tessa Roorda, da QuasarLontra, e Cilene Sophya, da Núcleo Aventura – tentando alinhar com outra campeã mundial de maratona de montanha, a francesa Nathalie Mauclair, da Team França, o que dá uma ideia do nível desta disputa ao longo dos 24 quilômetros do percurso desta seção da prova multiesportiva, que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 de novembro.

COMPARTILHAR